O café da manhã é uma refeição importante, não saia de casa sem fazer uma refeição nutridora: pão integral (milho, aveia, centeio), pasta de soja, tahine (creme de gergelim), granola, geleia natural sem açúcar, frutas ou suco de frutas sem açúcar, chá de ervas (maçã com canela, gengibre, camomila, erva doce, capim limão, hortelã, laranja, casca de abacaxi).

A colação: no meio da manhã, faça um pequeno lanche com uma fruta, castanhas, nozes ou uma barrinha de cereais (evite as barras calóricas com açúcar branco) e chá de ervas.

O almoço é a refeição mais importante do dia: arroz integral, feijões, legumes e verduras, peixes, produtos derivados da soja, uma fruta, suco de frutas sem açúcar ou chá de ervas.

O lanche: uma fruta, barra de cereais, castanhas e nozes, chá de ervas ou suco de frutas

O jantar é a refeição mais leve: sopa de legumes ou legumes cozidos com peixe, creme de ervilhas ou lentilhas. (após as 18:00 evite os carboidratos como massas, pães e bolos)

Adoçantes: açúcar mascavo, mel, rapadura, estévia e sucralose

Utilizar o sal marinho que salga menos que o sal refinado. (evitar excesso de sal)

Afirma-se que devemos tomar café da manhã como um príncipe, almoçar como um rei e jantar como um mendigo, ou seja, a refeição noturna é sempre a mais leve.

Alimentos de uma dieta saudável: produtos orgânicos, azeite de oliva, abacate, castanhas, nozes, água de coco, flax seed oil (óleo de semente de linhaça), uva vermelha, maçã, figo, chicória, brócolis, alcachofra, aspargos, aveia, tomate, couve-de-bruxelas, couve-flor, gergelim, soja e tofu, peixes (salmão, sardinha, atum, truta), cereais integrais, frutas da estação, legumes e verduras orgânicos. Indicamos apenas o leite e derivados orgânicos sem os quimiotóxicos.

Condimentos: alho, cebola, gengibre, açafrão, pimenta do reino, coentro, cominho, hortelã, cardamomo, tomilho, louro, salsa, cebolinha, orégano, alecrim e ghee (moderadamente)

Dentro de uma dieta saudável devemos evitar: cafeína, açúcar branco, sal refinado, carnes vermelhas, farinhas brancas, refrigerantes, doces com açúcar branco, frituras, gorduras de origem animal, álcool, produtos com aditivos químicos, chocolates, patês e margarina.

Por favor evite trocar as principais refeições por sanduiches, procure beber água mineral entre as refeições. Durante a refeição pense que aquele alimento ingerido é muito importante para nosso equilíbrio físico e psicoemocional, por isto busque mais qualidade/moderação do que quantidade na sua dieta e procure alimentar-se com calma mastigando bem os alimentos. Além disto a sabedoria oriental recomenda regularidade no acordar e dormir, atividade física bem orientada, buscar boas companhias e ambientes sáttvicos ( harmoniosos), ler bons livros e desenvolver práticas que promovam equilíbrio como : Tai Chi Chuan, Yoga e Meditação.

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