Frutas e Nozes

Amêndoas. Há dois tipos de amêndoa – amargas e doces. Amêndoas amargas são venenosas, contêm hidrocianeto e não deveriam ser comidas. Amêndoas doces aumentam Kapha e Pitta, mas pacificam Vata em excesso. Deveriam ser evitadas nos climas quentes e quando Pitta e Kapha estão em excesso. Amêndoas são afrodisíacas e nutridoras.

Maçãs.Diminuem Vata e Pitta e aumentam Kapha. Maçãs ácidas aumentam Pitta.

Abricós. Aumentam Kapha e Pitta,
mas regulam Vata aumentado.

Bananas. São frutas pesadas para digerir e de natureza fria. Bananas aumentam Kapha; diminuem Vata quando maduras, mas promovem seu aumento quando excessivamente maduras, causando distensão abdominal. Bananas maduras demais devem ser evitadas de todo o modo.

Figos. Têm qualidade fria. Eles regulam Vata e Pitta em excesso.

Toronja. Por causa de sua qualidade amarga, apesar de ser azeda, a toronja não aumenta Pitta. Ajuda na cura de Vata aumentado.

Uvas. As doces e maduras regulam Vata e Pitta em excesso. Eles são benéficos na febre e na fraqueza. Uvas azedas aumentam Pitta. Uvas secas (passas) são benéficas para curar tosses e problemas de garganta.

Goiaba. Regula Pitta aumentado, mas aumenta Kapha e Vata. Limpa o trato digestivo e é diurético.

Kiwi. As sementes pretas pequenas desta fruta são altamente irritantes para Pitta.

Limões. Há muitas variedades de limão e a melhor é a lima, que é menor em tamanho. A lima possui uma casca fina. Em geral, todos os limões aumentam o poder digestivo e diminuem o excesso de Vata e Kapha. Limões também são bons para diminuir sede excessiva, sensação de boca e gargantas secas. Um uso regular de limão “salva” a pessoa de Vata e de Kapha; também purifica o sangue.
Manga. Esta fruta só deve ser ingerida quando bem amadurecida. Mangas azedas prejudicam todos os doshas, causam indigestão, sensação de queimação, problemas de pele, e de olhos. Quando maduras, porém, conferem força e regulam Vata e Pitta. Também aumentam potência sexual.

Melão. Possui qualidade fria por natureza; é uma fruta de verão. Diminui Pitta e Vata, é diurética, dá força e aumenta a potência sexual.

Laranjas. Laranjas e outras frutas semelhantes são ricas em vitaminas e minerais. Curam Vata viciado e aumentam ligeiramente Pitta. Se o gosto ácido for predominante, elas aumentam Pitta.

Mamão. Uma fruta muito boa para curar Pitta aumentado. Antigamente era indicada para curar problemas de estômago e para mulheres grávidas.

Pêssegos e ameixas. Estas duas frutas têm qualidades semelhantes. Aumentam ligeiramente Pitta, mas regulam Vata e Kapha.

Peras. Têm qualidade fria por natureza. Têm efeito moderado sobre os humores.
Abacaxi. confere fruta confere força, diminui Vata e aumenta Kapha. É um laxante e o suco fresco tem propriedades antibióticas e qualidades anti-parasíticas. Especificamente é recomendado para casos de parasitas intestinais.

Romãs. As frutas corretamente maduras estabelecem equilíbrio humoral. Porém, a fruta azeda e verde promove Pitta e também pode causar distensão. Romãs são boas para fortalecer o coração e as funções de cérebro.

Melancia. é pesada e fria em suas propriedades ayurvédicas. Seu uso excessivo não é bom para os olhos. É um anafrodisíaco. Quando excessivamente madura aumenta Pitta. Melão e leite são alimentos antagônicos. Leite misturado com melancia dá origem a distensão abdominal, distúrbios de estômago e outros problemas digestivos.

Aderson Moreira da Rocha
Aderson Moreira da Rocha
Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.
Recommended Posts