O AYURVEDA: UMA MUDANÇA DE PARADIGMA

O Ayurveda: Uma Mudança de Paradigma

O Ayurveda é a filosofia médica oriental desenvolvida no subcontinente indiano há muitas centenas de anos. Esta racionalidade indiana é fundamentada nos Panchamahabhutas (5 grandes elementos). Segundo esta visão tudo no universo é formado pelos 5 elementos da natureza inclusive o corpo físico. Estes elementos se expressam na fisiologia e psicologia através dos Doshas ( humores biológicos). O Dosha Vata possui principalmente Ar e Espaço logo apresenta-se como leve, frio e seco. Já o Dosha Pitta resulta de Fogo e Água o que leva ao calor, peso médio e um pouco de oleosidade. Por final o Dosha Kapha expressa os elementos Água e Terra e apresenta as características de peso, oleosidade e frieza.
O desequilíbrio nas qualidades destes Doshas é a causa da desarmonia mente-corpo e torna-se a raiz do adoecimento. A leitura deste desequilíbrio é realizada pela história detalhada e exame físico minucioso. Observa-se aqui a necessidade de ouvir calmamente o paciente e depois examiná-lo cuidadosamente pois o foco não está na doença e sim na pessoa. Esta é a importante mudança de paradigma em relação a medicina ocidental que se concentra na patologia e muitas vezes se esquece do indivíduo. O Ayurveda acredita que o ser humano é mais importante e suas desarmonias ( que não são doenças propriamente ditas) devem ser investigadas e equilibradas.
Dentro da leitura da pessoa existem 2 dimensões: A Prakrithi e a Vikrithi. A Prakrithi é a constituição individual de cada pessoa e para o Ayurveda é o equilíbrio. Esta individualidade constitucional vem diretamente de nossos pais e é inalterada, pode-se fazer uma analogia ao genótipo do ponto de vista ocidental. Porem a condição vigente é chamada Vikrithi e está sempre se modificando, sendo a desarmonia dos Doshas, e pode ser comparada ao fenótipo. Quando a Vikrithi (condição) é semelhante a Prakrithi (constituição individual) a pessoa está em equilíbrio dos seus Doshas e isto se reflete em um estado de saúde física, mental e emocional. O Ayurveda trabalha com métodos naturais com o objetivo de trazer os Doshas da condição vigente ( Vikrithi) para os Doshas da constituição ( Prakrithi) do ser humano o que irá gerar um estado de bem estar físico e mental.
Na busca deste bem estar o Ayurveda recomenda uma rotina diária de hábitos saudáveis. Dentro deste estilo de vida é aconselhável dormir cedo e acordar cedo. Com este objetivo devemos dividir nossa rotina em 3 períodos: 8 horas de descanso noturno (sono), 8 horas de trabalho e 8 horas para outras atividades como atenção a família, atividade física, deslocamento, higiene, alimentação saudável e meditação. Muitas vezes observa-se que pequenas modificações nos nossos hábitos levam a resultados surpreendentes. Como por exemplo dedicar 2 momentos do dia a pratica da meditação, separe 15 a 20 minutos pela manhã e a noite para o silencio interior e a introspecção, com certeza fará uma diferença importante.
Há algum tempo atrás recebi uma paciente muito estressada e ansiosa e recomendei um curso de meditação seguido de um acompanhamento pela experiente professora. Após 2 meses a paciente retornou e me fez o seguinte relato: “ Fiz o curso de meditação que você me indicou e pratiquei regularmente, 2 vezes ao dia, conforme a orientação da professora e todas aquelas queixas melhoraram como o cansaço, o estresse, a ansiedade e a insônia. Sinto-me uma outra pessoa”. Incrível como uma pequena mudança levou a uma melhora importantes na saúde mental desta pessoa. Termino com as palavras do mestre da Meditação Transcendental Maharishi Mahesh Yogi: “…Meditação tem o maior poder de cura porque leva a maior felicidade. Ela leva ao reino dos céus e a gloria de Deus. Ela leva a felicidade com eterna bem-aventurança da mais elevada ordem e de natureza permanente. Por isto afirmamos que a meditação tem o maior poder de cura e o maior poder de cura é aquele que é capaz de curar a vida como um todo.”

Prof.. Dr. Aderson Moreira da Rocha, médico de família, reumatologista, especialista em Acupuntura pela Associação Médica Brasileira e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Pharmacy e Associação Brasileira de Ayurveda. Tel: (21) 25373251. Visite: www.ayurveda.com.br
my site

Aderson Moreira da Rocha
Aderson Moreira da Rocha
Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.
Recent Posts