Medicina de Família e Clínica Médica

  Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade

 

O médico de família e comunidade é um profissional de atenção primária a saúde, ou seja, deve formar um vínculo com seus pacientes antes mesmo deles adoecerem e quando eles sentirem algo deve ser o primeiro médico a ser consultado. Desta forma, nessa especialidade os médicos estão em uma posição privilegiada para fazer promoção de saúde, prevenção ao adoecimento, diagnóstico precoce e tratamento das principais doenças. Na medicina de família não existe dicotomia entre prevenção e cura, ou seja, a promoção da saúde física, mental, emocional e social está associado á prevenção e tratamento das enfermidades

O médico de família é um clínico geral, ou seja, um profissional com formação generalista que atende crianças, adultos e idosos de maneira continuada e integral e procura trabalhar com uma equipe interdisciplinar. Segundo a literatura mundial este profissional é resolutivo em 80 a 90% das questões que demandam assistência a saúde. Esta especialidade tem a missão de resgatar a relação médico-paciente prejudicada pela ultra-especialização da medicina ocidental. Sua origem nos remete a década de 70, quando esta proposta chegou as faculdades de medicina na América Latina através de uma reforma curricular. Esta abordagem foi uma reação a especialização e desumanização do atendimento médico ao paciente.

Na Clínica de Ayurveda nós temos uma abordagem integrativa, ou seja, associamos a ciência médica ocidental, medicina de família, clínica médica e reumatologia a sabedoria milenar da Medicina Oriental, Medicina Chinesa e o Ayurveda, Nesta concepção podemos utilizar o que existe de melhor no ocidente e oriente para o benefício do paciente em todas as suas dimensões: física, mental, emocional e social. Segundo a visão oriental “saúde é um estado de felicidade”.

 

Alguma dúvida? Deseja marcar uma consulta?

Confira os valores: clique aqui.

Ou entre em contato conosco: clique aqui