A Medicina Ayurvédica apresenta uma visão psico-física das disfunções mentais, ou seja, mente e corpo não podem funcionar separadamente. Melhorias no corpo físico refletem-se na mente e promoção da função psico-emocional influencia positivamente a nossafisiologia. O Ayurveda afirma que existem os Doshas físicos: Vata ( ar e espaço), Pitta ( fogo e água) e Kapha ( água e terra), que atuam principalmente no corpo, mas também ensina que a nossa psique sofre influência dos Doshas mentais denominados: Rajas (paixões e apegos) e Tamas ( inércia e ignorância). O objetivo desta filosofia médica oriental é aumentar na nossa mente a qualidade Sattva ( equilíbrio e espiritualidade), para isto os textos clássicos indianos recomendam as seguintes abordagens terapêuticas:

Yuktivyapasrya (tratamento racional), Satvavajaya (abordagem da psico-terapia), Daivavyapasrya (terapia espiritual) e por último a prática regular e bem orientada do Yoga.

O Yuktivyapasrya é o tratamento racional e depende do diagnóstico adequado associado a definição e consequente eliminação da causa do adoecimento. Nesta metodologia utiliza-se: terapias purificadoras, dieta individualizada de acordo com o desequilíbrio vigente, massoterapia com óleos vegetais, indicação de uma rotina diária de hábitos saudáveis, desde o acordar até a hora de dormir, de acordo com a estação do ano e a desarmonia do paciente. Os medicamentos a base de plantas medicinais estão indicados para promover o equilíbrio mente-corpo, entre eles destacam-se: Brahmi ( Bacopa monieri) e Ashwagandha (Withania somnifera), ervas com atividade anti-estresse, antidepressivas e ansiolíticas.

O Satvavajaya é a metodologia de tratamento baseada na psicoterapia, o objetivo é aumentar a qualidade Sattva ( equilíbrio e espiritualidade) e diminuir as qualidades Rajas ( paixões e apegos) e Tamas ( inércia e ignorância) da nossa mente. Esta abordagem da psicoterapia gera força de vontade, aumento do autocontrole e desapego. Sem o autodomínio nós ficamos a mercê de nossos desejos e aversões e somos meros personagens no roteiro de nossas vidas. Os sábios orientais ensinam que devemos nos tornar autores do nosso destino através da autodeterminação que surge do desenvolvimento do poder da vontade.

O Daivavyapasrya é a terapia espiritual que utiliza diversas ferramentas terapêuticas sutis e energéticas no tratamento dos desequilíbrios psico-emocionais. Na tradição indiana nós encontramos os seguintes métodos: tratamentos com mantras específicos, Homa (rituais associados a preces e oferendas), Niyama ( pureza, contentamento, ascetismo, estudo e devoção ao senhor), peregrinações a lugares sagrados, jejum como meio de auto-purificação e o jyotish ( astrologia hindu) associado a indicação do uso de metais, pedras preciosas e semi-preciosas de acordo com o mapa astrológico.

Por último enfatizamos a prática de Yoga, regular e diária, com orientação de profissional experiente. A meditação do Yoga é uma importante ferramenta no treinamento da mente e na transmutação dos samskaras; tendências condicionadas do nosso pensamento e ação que estão enraizados profundamente no nosso inconsciente através da repetição, por vários anos, de um padrão mental. Os samskaras promovem “canyons” de sinapses neurológicas que tornam a nossa dimensão psico-emocional dependente de determinados padrões. Isto nos leva a ter as mesmas reações em situações semelhantes, muitas vezes deletérias ao sistema mente-corpo. A transformação destes condicionamentos necessita de um “estar atento” e neste sentido a meditação do Yoga é uma metodologia que necessita de regularidade, persistência e paciência. Terminamos com as palavras de Sri Ramakrishna, um dos maiores mestres e místicos da Índia moderna:

“ Mergulhe profundamente, ó mente, mergulhe profundamente No Oceano da Beleza Divina;
Se você descender as profundezas extremas
Lá, você encontrará a gema do Amor…”

Aderson Moreira da Rocha

Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.

Últimos posts por Aderson Moreira da Rocha (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *