Ações do sabor doce (Madhura Rasa Karma)

Acostumando-se a este sabor desde o nascimento, ele produz grande força nos tecidos (dhatus), é muito valioso para as crianças, idosos, feridos, emaciados; é bom para a pele (cor), cabelos, órgãos dos sentidos e a essência das sete categorias dos elementos dos tecidos é chamada Ojas, que é responsável pela força e vitalidade do corpo. É bom para a garganta, aumenta a produção do leite (no peito), une fraturas dos ossos, etc.; não é de fácil digestão, prolonga a vida, ajuda nas atividades da vida; é oleoso, acalma Pitta, Vata e veneno (Visha). O uso excessivo causa doenças devido à gordura e Kapha, obesidade, dispepsia, inconsciência, diabetes, aumento das glândulas do pescoço, etc., tumores malignos (câncer) e outras doenças.

Ações do sabor ácido ou azedo (Amla Rasa Karma)

Este sabor estimula a atividade digestiva (Agni), é gorduroso, bom para o coração, digestivo, estimulante do apetite, de potência quente, frio ao tato (refrescante em aplicações externas, alivia a sensação de queimação), sacia, causa umidificação, é de fácil digestão, aumenta Kapha, Pitta e o sangue (Asra) e faz o inativo Vata se mover para baixo. Usado em excesso causa flacidez do corpo, perda de força, cegueira, tonteira, coceira (irritação), palidez (descoloração amarelo-esbranquiçada como na anemia), herpes, inchaços, varíola, sede e febre.

Ações do sabor salgado (Lavana Rasa Karma)

Este sabor remove a rigidez, limpa as obstruções dos canais e poros, aumenta a atividade digestiva, lubrifica, causa sudorese, penetra nos tecidos, melhora o sabor, causa lacerações e erupções (de tecidos, novo crescimento, abscessos, etc.). Usado em excesso causa aumento de sangue (Asra) e Vata, causa calvície, embranquecimento do cabelo, rugas na pele, secura, doenças da pele, herpes (Visarpa) e diminuição da força do corpo.

Ações do sabor amargo (Tikta Rasa Karma)

Este sabor em si não é apreciado. Ele age na anorexia, vermes (bactérias, parasitas, etc.), perda de consciência, febre, náusea, sensação de queimação, acalma Pitta e Kapha, seca a umidade, gordura, gordura do músculo, medula, fezes e urina é facilmente digerível, aumenta a inteligência, frio na potência, causa secura, limpa o leite do peito e a garganta. Usado em excesso, causa depleção dos tecidos (dhatus) e doenças de origem Vata.

Ações do sabor picante (Katu Rasa Karma)

Este sabor cura doenças da garganta, erupções alérgicas, hidropsia e outras doenças da pele.

Alasaka (um tipo de indigestão), inchaço (edema); reduz o inchaço de úlceras, seca a gordura e umidade, aumenta a fome, é digestivo, melhora o paladar, elimina os doshas, seca a umidade da comida, rompe massas duras, dilata (expande) os canais e alivia Kapha aumentado.

Usado em excesso ele causa secura, depleção do esperma (Sukra ou elemento de reprodução e de força), causa desmaio, tremores e dores na cintura, nas costas, etc.

Ações do sabor adstringente (Kashaya Rasa Karma)

Este sabor alivia Pitta aumentado e Kapha; não é facilmente digerível; limpa o sangue, causa compressão e cicatrização de úlceras (feridas), de potência fria, seca a umidade e a gordura, etarda a digestão de comidas indigestas, absorve água, causando constipação; causa secura e  limpa muito a pele. Seu uso excessivo causa a permanência da comida sem digestão, flatulência, dor na região do coração, secura, emaciação, perda de virilidade, obstrução dos canais e constipação.

  Soppis · Vieraskirja

Aderson Moreira da Rocha

Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.

Últimos posts por Aderson Moreira da Rocha (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *