A Organização Mundial de Saúde define o termo da seguinte forma: “ saúde é o completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças”. Para atingirmos este objetivo é fundamental termos uma rotina de hábitos saudáveis onde destaca-se a atividade física regular e bem orientada.

Os exercicios promovem os seguintes benefícios:

  • Previnem doenças cardio-vasculares
  • Previnem e tratam Hipertensão Arterial
  • Diminuem o colesterol e triglicerideos
  • Diminuem o açucar no sangue, prevenindo e tratando o Diabetes
  • Diminuem o risco de câncer de intestino ( cólon)
  • Diminuem o risco de câncer de mama
  • Auxiliam na redução do peso
  • Melhoram a função cardiorespiratória
  • Promovem o tonus muscular
  • Beneficiam a função cognitiva
  • Promovem a saúde como um todo
  • Reduzem a gordura abdominal
  • Protegem contra fraturas ósseas e osteoporose
  • Diminuem o risco de câncer de pulmão
  • Diminuem o risco de câncer de endométrio
  • Após os 40 anos perdemos 1% ou mais de massa óssea e muscular por ano, a atividade físíca regular previne esta perda
  • Aumentam a densidade óssea
  • Reduzem a ansiedade, depressão e estresse emocional
  • Melhoram a qualidade do sono
  • Promovem autoestima

 

Recomenda-se exercitar-se no minimo 150 minutos por semana, ou seja, 30 minutos 5 vezes na semana ou 50 minutos 3 vezes na semana

Se o objetivo for a perda de peso (emagrecimento) recomenda-se aumentar a atividade física para 300 minutos semanais, ou seja, 60 minutos 5 vezes na semana

Sugestões gerais de atividade física: caminhada, dança, hidroginástica, natação, musculação, pilates, Yoga e Tai Chi Chuan

Lembre-se que para ter resultados deve-se ter regularidade e que é melhor fazer exercicios no mesmo horádio, pela manhã ou a tarde. Atividade física a noite pode prejudicar o sono. Afirma-se: “muito exercício é melhor que pouco e pouco é melhor que nenhum”.

Aderson Moreira da Rocha

Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.

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