1. Nome completo, formação e atuação.

R: Aderson Moreira da Rocha, clínico geral, reumatologista e acupunturista, mestre e doutor em Saúde Coletiva pela UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “A Tradição do Ayurveda”

2. Como você conheceu o Ayurveda? Há quanto tempo trabalha com essa medicina?

R: Em 1985 fui fazer um curso de formação em professor de meditação transcendental, na Sociedade Internacional de Meditação, quando tive minha primeira aula desta filosofia médica indiana. Venho trabalhando com Ayurveda desde1998.

3. Como o Ayurveda pode ser definido e resumido? É uma medicina? Tem aproximadamente quantos milhares de anos? (Posso utilizar o termo “Medicina Ayurvedica” como sinônimo de Ayurveda?)

R: Medicina Ayurvedica e Ayurveda são sinônimos. O Ayurveda é uma filosofia médica indiana que propõe o equilíbrio dos elementos da natureza no ser humano, são eles: espaço, ar, fogo, água e terra.

Os excessos ou deficiências destes elementos levam aos nossos desequilíbrios físicos, mentais e emocionais. A Tradição oriental afirma que o Ayurveda existe na Índia há cerca de 5000 anos.

4. Ayurveda também pode ser considerado uma filosofia de vida?

R: O Ayurveda é uma filosofia de autoconhecimento que promove auto- transformação e uma vida em harmonia com as leis da natureza.

5. Ayurveda é baseado nos cinco elementos básicos da natureza: espaço, ar, fogo, água e terra, certo? Você poderia explicar a relação destes elementos e sua influência na saúde do ser humano por meio do Ayurveda? Como esses elementos são trabalhados no ser humano?

R: Os elementos da natureza se unem formando funções e biótipos:
Vata possui ar e espaço, é magro, frio e seco, Pitta apresenta fogo e água, é médio, calorento e um pouco oleoso ( elemento água), já Kapha tem água e terra, é pesado, frio e oleoso ( elemento água). Nós temos os 5 elementos e os 3 Doshas ( Vata, Pitta e Kapha) mas quando existem desequilíbrios ( excessos ou deficiências) as desarmonias ou distúrbios acontecem. A saúde vem do equilíbrio das funções do Doshas com a nossa fisiologia.

6. O Ayurveda pode substituir a medicina tradicional/convencional? De que modo? É uma forma tanto de prevenção como tratamento de doenças?

R: Na Índia o Ayurveda é utilizado como medicina preventiva mas também curativa para muitas doenças. Lá existem muitos hospitais e clínicas que trabalham exclusivamente com a Medicina Ayurvedica para o tratamento da maioria das enfermidades.

7. Qualquer pessoa pode seguir a medicina ayurvedica?

R: Sim, o Ayurveda pode ajudar em todas as doenças, preventivamente ou de forma curativa. Todos os seres humanos, em qualquer lugar do planeta, podem se beneficiar da filosofia de autoconhecimento e autotransformação. A Medicina Ayurvedica propõe uma integração com as leis da natureza que regem o ser humano mas também o universo

8. Como um problema de saúde pode ser detectado pelo Ayurveda?

R: O diagnóstico do Ayurveda inclui uma história clinica detalhada e um exame físico minucioso com exame de pulso e língua do paciente. No site www.ayurveda.com.br temos um questionário que o leitor pode responder e saber o desequilíbrio de seu Dosha ( Vata, Pitta ou Kapha)

9. Quais são as formas de tratamento de problemas de saúde por meio do Ayurveda? Os tratamentos irão se alterar de acordo com o problema e perfil do paciente?

R: O tratamento depende o diagnóstico do desequilíbrio dos Doshas ( Vata, Pitta e Kapha), sempre o tratamento é individualizado. Na medicina ocidental usamos para dor analgésico, para inflamação anti-inflamatório, para a hipertensão arterial anti-hipertensivo etc. O tratamento não é individualizado, porem no Ayurveda sempre teremos uma abordagem única para a pessoa que procura alívio de suas mazelas. O Ayurveda utiliza: fitoterapia, dieta, terapia de desintoxicação, massagens com óleos vegetais, sudação e oleação, yoga e meditação.
A indicação do tratamento depende no diagnóstico da desarmonia do paciente.

10. Há quanto tempo o Ayurveda é trabalhado no Brasil?

R: O Ayurveda iniciou no Brasil nos anos 1980, podemos dizer que o Ayurveda existe no nosso país há quase 30 anos.

11. Como a medicina ayurvedica tem sido trabalhada no Brasil? Como essa medicina tem sido disseminada por aqui?

R: O Ayurveda é disseminado na forma de cursos de formação e atendimentos aos pacientes. A Associação Brasileira de Ayurveda foi fundada em 1999 com o objetivo de promover o verdadeiro Ayurveda no Brasil.

12. Existe uma estimativa sobre o número de profissionais de saúde que adotaram o Ayurveda para tratamento de pacientes no Brasil?

R: Podemos dizer que centenas de profissionais trabalham com Ayurveda no Brasil. Hoje mais de 1000 pessoas no Brasil já fizeram formação em Ayurveda nos nossos cursos.

13. Só quem é médico formado por meio das faculdades de medicina convencional é que pode trabalhar como profissional de Ayurveda? O que é necessário para se tornar um profissional de Ayurveda?

R: O profissional de Ayurveda deve fazer um curso de formação e se tornar um terapeuta Ayurvedico. Nós já fizemos mais de 30 cursos de formação em diversas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Campo Grande, Salvador, João Pessoa, Belo Horizonte.

14. Existe uma estimativa sobre a quantidade de pessoas adeptas do Ayurveda (como pacientes desta medicina) no país?

R: Podemos afirmar hoje que milhares de brasileiros já receberam tratamentos com o Ayurveda.

15. As faculdades de Ayurveda existem apenas na Índia? Ou já há cursos profissionalizantes desta medicina em outros países e também no Brasil?

R: AS faculdades de Ayurveda existem na India, Nepal, Sri Lanka. No Brasil temos cursos de formação em Ayurveda para profissionais que se tornam terapeutas ayurvedicos.

16. Assim como a medicina tradicional, o Ayurveda tem diferentes áreas de atuação, que abordam diferentes especializações?

R: O Ayurveda é uma medicina tradicional, já a medicina ocidental é uma medicina científica. “Medicinas Tradicionais” são aquelas que possuem tradição nos seus países de origem: Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Tibetana e Ayurveda.
O Ayurveda tem 8 especialidades tradicionais: cirurgia ayurvedica, clínica médica, pediatria, psiquiatria, toxicologia, doenças da cabeça e pescoço ( inclui otorrinolaringologia e oftalmologia), terapia dos afrodisíacos e terapia de rejuvenescimento

17. Por meio da Associação Brasileira de Ayurveda, há quantos centros de Ayurveda no Brasil?

R: A Associação Brasileira de Ayurveda tem representações nas seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Porto Alegre, Campo Grande e João Pessoa. Nós levamos anualmente nossos alunos para fazerem cursos avançados na Índia. Mais de 100 alunos já foram a Índia através de nossos grupos de estudos no Arya Vaidya Training Academy em Coimbatore, sul do subcontinente indiano.

Últimos posts por Aderson Moreira da Rocha (exibir todos)