- De modo geral, como você define o Ayurveda?
R: O Ayurveda é a medicina indiana que promove uma harmonia do ser humano com a natureza. Toda a abordagem terapêutica começa com um diagnóstico do desequilíbrio psico-físico da pessoa que é realizado pela história detalhada e exame físico minucioso.
- Qual é a importância de uma boa digestão para Ayurveda?
R: No Ayurveda a digestão é denominada de agni ou fogo digestivo. o médico deve acessar o fogo digestivo do paciente através da história e exame físico. Sem um bom agni não existe saúde, ou seja, sem uma boa digestão não há saúde na visão da Medicina Ayurvedica.
- Segundo o Ayurveda, quais são os melhores horários para se alimentar?
R: No Ayurveda afirma-se que devemos tomar café da manhã como um príncipe, almoçar como um rei e jantar como um mendigo, ou seja, a principal refeição é o almoço e o jantar deve ser mais leve. O horário do café deve ser cedo entre 7:00 h e 8:00 horas, o almoço entre 12:00 e 13:00 h e o jantar entre 18:00 e 19:00 h. dormir cedo e acordar cedo é uma regra no Ayurveda ( “ Deus ajuda quem cedo madruga”)
- Algum chá é indicado para “abrir o apetite” antes das refeições? Quais?
R: Para melhorar o agni e aumentar o poder digestório recomenda-se a seguinte decocção: chá de gengibre, uma pitada de sal marinho e 5 gotas de limão, 30 minutos antes das refeições.
- Para o Ayurveda, é mais importante comer só quando tiver fome ou manter uma rotina com horários estabelecidos para as refeições? Por quê?
R: O Ayurveda recomenda comer apenas quando a pessoa estiver com fome, ou seja, quando a refeição anterior foi digerida para não prejudicar o agni.
- De modo geral, quais são as recomendações gerais para a escolha e preparo dos alimentos, a fim de promover uma boa digestão?
R: Deve-se cozinhar os alimentos, evitar alimentos frios e bebidas geladas, utilizar condimentos na dieta como gengibre, coentro, cominho, açafrão da terra, mastigar bem os alimentos e usar chá de erva doce ou funcho após as refeições. Além disto o uso do ghee está indicado para melhorar a digestão e evacuação. Os alimentos recomendados são aqueles que nós conseguimos imaginar crescendo na natureza, da mesma região e estação do ano. Em outras palavras: comida de verdade, fresca e orgânica.
- Como funciona a recomendação de “dividir o estômago em quatro partes”? Por que isso é importante?
R: O estomago deve ser dividido em 4 partes: metade de comida fresca, um quarto de água morna ou chá de ervas ( erva doce) e um quarto vazio, saímos da mesa com um pequeno espaço no estômago. A Medicina Ayurvedica recomenda nunca ficar empanturrado mas comer com moderação.
- Há outras dicas para o momento da refeição (postura, comportamentos não recomendados, etc)?
R: Deve-se alimentar-se na mesa, sentado confortavelmente, concentrado na comida, sem celular, televisão ou computado, mastigar bem os alimentos e beber um pouco de água morna para auxiliar a digestão.
- O que fazer após cada refeição? É recomendável caminhar, trabalhar ou tirar um cochilo, por exemplo? Por quê?
R: Fazer uma pequena caminhada após as refeições ajuda na digestão. Um chá de funcho ou erva doce também auxilia o processo digestório.
- Você gostaria de acrescentar outras recomendações gerais para uma boa digestão?
R: Atividade física regular ajuda na digestão e evacuação, o Ayurveda recomenda exercícios até a metade da capacidade da pessoa, ou seja, se o máximo de caminhada é uma hora, faz-se 30 minutos de caminhada regularmente. A Organização Mundial de Saúde – OMS recomenda 150 minutos de atividade física por semana, ou seja, 5 vezes 30 minutos, 4 vezes 40 minutos ou 3 vezes 50 minutos por semana de exercícios. Outra recomendação é iniciar o dia com um copo de água bem cheio com 5 gostas de limão em jejum pela manhã.
- Ayurveda Trividha Chikitsa: corpo, mente e espirito - 11 de dezembro de 2020
- Entrevista sobre Ayurveda comDr.Aderson Moreira da Rocha - 15 de outubro de 2020
- Agni e Ahara: Digestão e Alimentação - 21 de setembro de 2020