O Capim Limão ou Capim Santo é muito conhecido no Brasil pois ocorre em beira de estradas e prefere clima quente porem é originário da Índia. Uma planta perene com tufos de folhas longas que chegam a 90 cm de comprimento, com propriedades aromáticas e odor característico que lembra a fruta limão. Apesar de ser muito comum no nosso pais é uma planta ayurvedica descrita segundo os critérios da farmacologia do Ayurveda ( Dravya Guna). É muito útil em quadros de febre, beneficia a digestão, utilizada no caso de dores, cólicas, ansiedade, insônia e TPM. O Seu nome botânico é Cymbopogonis citratus e é uma das ervas mais seguras da Fitoterapia.
O Instituto de Medicina Integrativa da Índia estudou o poder do óleo de Capim Limão contra 12 tipos diferentes de células humanas de câncer. Quanto maior a concentração do óleo maior a atuação contra as células cancerígenas. Os pesquisadores afirmaram na revista “ Chemical and Biological Interactions”: “ o óleo de Capim Limão tem uma atividade anticâncer e leva a destruição da viabilidade da célula tumoral”. No seu tratado “Healing Spices” o professor e pesquisador indiano, Bharat Aggarwal PhD, do M D Anderson Câncer Center no Texas, afirma que a planta medicinal pode ajudar a prevenir ou tratar os seguintes distúrbios: câncer, ansiedade, diabetes tipo 2, epilepsia, insônia, aumento do colesterol e triglicerídeos e candidíase oral e vaginal.
No Ayurveda a parte utilizada são as folhas e o óleo essencial, apresenta um sabor picante e amargo e uma potência quente (alguns autores ocidentais afirmam que a erva é fria). Tem as seguintes ações: melhora a digestão, reduz toxinas, alivia febre, beneficia a função respiratória, sedativa suave, analgésica, reduz flatulência, atividade anti-afrodisiaca (diminui a libido) e antiespasmódica. As suas Indicações são: má digestão, flatulência, gripes, secreções, bronquite, febre, TPM, cólicas menstruais, cefaleias, ansiedade e insônia. O óleo essencial pode ser usado para a massagem em articulações dolorosas, reumatismo e como estimulante da circulação. A dose diária é 1 a 9 gramas do pó, infusão de 20 gramas das folhas em um litro de água, tomar 4 a 5 xicaras ao dia. Seu uso é contra-indicado na gravidez.
Terminamos esta introdução ao uso do Capim Limão com indicações de combinações com outras plantas medicinais ayurvedicas descritas na farmacologia indiana:

1-Com funcho, coentro e hortelã como digestivo e anti-gases
2- Com gengibre fresco e açafrão para cólicas menstruais
3- Com alfavaca e canela para febre
4- O óleo essencial da planta pode ser misturado ao óleo de coco ou de gergelim para massagens locais (diluir 1 parte do óleo essencial para 5 partes do óleo vegetal) nos casos de dores, reumatismos, cervicalgias e lombalgias.

 

Últimos posts por Aderson Moreira da Rocha (exibir todos)