O ayurveda é um sistema holístico que integra corpo, mente e espírito. Sendo a ciência da vida, ou conhecimento da vida, o terapeuta ayurvédico originalmente deve ser capaz de cuidar do ser humano em sua inteireza. No entanto, no Ocidente, ainda não há uma formação reconhecida pelo MEC. Nossos cursos de graduação ainda não contemplam esta filosofia e, até o momento, nos cursos de Psicologia e Medicina, no Brasil, não há uma disciplina voltada para as filosofias orientais. Se alguma existir, provavelmente ainda é eletiva.
Sendo assim, falar em uma Psicologia Ayurvédica parece totalmente estranho à maioria dos clientes e dos profissionais. É um desafio conciliar práticas e conceitos orientais, em essência muito diferentes daqueles adotados pela maioria dos psicoterapeutas no consultório.
No Brasil, praticar Psicologia com base no ayurveda implica em um trabalho multidisciplinar, já que alguns dos recursos ayurvédicos competem a áreas em que não é permitido ao profissional atuar. E que recursos são estes? O ayurveda engloba meditação, yoga, massagem, dieta, astrologia védica, mantras, gemoterapia, aromaterapia, dentre outros recursos. A visão sobre os problemas e como lidar com eles é diferente da Psicologia tradicional e assim o  papel do psicoterapeuta ocidental também é muito diferente daquele que, na sociedade oriental, o terapeuta ayurvédico desempenha. Por lá, é considerado, muitas vezes como um mestre, reverenciado até.
De uma forma resumida, podemos dizer que o ayurveda, no que diz respeito a equilibrar a mente vai utilizar terapias exteriores (como dieta, aromaterapia, gemoterapia) aliadas a algumas internas (meditação).

Thays Babo

É psicóloga, mestre em Psicologia Clínica pela Puc-Rio, e publicitária. Estuda o ayurveda a fim de conciliar a visão oriental com a prática ocidental.

Últimos posts por Thays Babo (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *