1. A filosofia médica oriental recomenda uma rotina diária de hábitos saudáveis. A moderação e o equilíbrio são o caminho para a saúde física, mental e emocional .
  2. Pela manhã, em jejum, tome um copo de água tépida com 5 gotas de limão.
  3. A alimentação deve ser feita em ambiente tranquilo, sem computador ou TV. Os alimentos devem ser naturais, sem quimiotóxicos, da mesma região e estação que nós vivemos. O alimento é um poderoso medicamento ou um poderoso veneno.
  4. O Ayurveda recomenda uma rotina equilibrada com 8 horas de descanso noturno (sono), 8 horas de trabalho ( excessos no trabalho são prejudiciais a nossa saúde) e 8 horas para outras atividades: alimentação, transporte, exercícios, higiene, meditação.
  5. Recomenda-se apenas alimentar-se quando estiver com fome, não deixar um intevalo muito grande entre as refeições, tomar café como um princípe, almoçar como um rei e jantar como um mendigo, ou seja, a refeição noturna é a mais leve de todas.
  6. Aconselha-se dormir cedo e acordar cedo: “ Deus ajuda quem cedo madruga”
  7. Auto-massagem regularmente com óleo de gergelim (friorentos) ou coco (calorentos)
  8. Devemos dividir nosso estômago em 4 partes: 2/4 ou metade de comida, ¼ de líquidos ( evite gelados) e ¼ vazio, saímos da mesa com um pequeno espaço no estômago.
  9. Para perder peso evite carboidratos após as 18:00 h. e beba água antes das refeições.
  10. Para evitar ansiedade e dificuldade no sono procure ter uma rotina organizada e regular, evite cafeína após as 14:00 h. e busque técnicas de relaxamento a noite.
  11. Lembre-se que excesso de TV, computador e celular são pejudiciais a saúde pois geram radicais livres que acumulam no corpo e promovem doenças.
  12. Procure fazer atividades ao ar livre, ler bons livros e praticar atividades físicas. Lembre-se que o melhor exercício é aquele que fazemos com regularidade e orientação.
  13. A prática da meditação é recomendada a todos. Semelhante as grandes conquistas necessita de regularidade, persistência e paciência. Apresenta efeitos benéficos nos seguintes distúrbios: estresse,ansiedade, depressão, fadiga, insônia, HAS, doenças psicossomáticas, dor crônica, obesidade, reduz o colesterol  e melhora a imunidade.
  14. A busca do autoconhecimento é importante para desenvolvermos nosso potencial latente.  Dedique alguns minutos, diáriamente, ao silêncio e introspecção.
  15. Indicamos uma literatura complementar ao tratamento:
  16. Autobiografia de um Iogue de Paramahansa Yogananda
  17. A Eterna Busca do Homem de Paramahansa Yogananda
  18. Meditação para Leigos de Stephan Bodian
  19. Anticâncer de David Sevan-Schreiber
  20. Cozinha Vegetariana de Caroline Bergerot
  21. Saúde Perfeita de Deepak Chopra
  22. A Ciência de Ser Feliz de Susan Andrews

Aderson Moreira da Rocha

Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.

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