Medicina Preventiva e Medicina do Estilo de Vida (Life Style Medicine)

A Medicina do Estilo de Vida e a Medicina Preventiva preconizam o uso de mudanças no estilo de vida e nos hábitos no tratamento das doenças. Estas modificações abordam:

1-  Dieta individualizada e equilibrada

2-  Atividade física bem orientada

3-  Administração do estresse

4-  Cessação do habito do tabagismo e do uso de drogas incluindo o álcool

5-  Uso de abordagem não medicamentosa sem dependência e efeitos adversos

Um crescente corpo de evidencias cientificas recentes demonstram que intervenções e mudanças no estilo de vida são componentes essenciais no tratamento das doenças físicas e mentais e que podem ser tão, ou mais, eficazes que o tratamento medicamentoso porem sem seus riscos e os deletérios efeitos colaterais. A Medicina do Estilo de Vida tornou-se a primeira escolha para o tratamento e prevenção de diversos distúrbios e doenças como:

1-        Diabetes Mellitus

2-        Doença coronariana

3-        Hipertensão Arterial

4-        Obesidade

5-        Síndrome de resistência a insulina

6-        Osteoporose

7-        Câncer

8-        Fibromialgia

9-        Artrose

10-      Cefaléias

11-      Ansiedade

12-      Depressão

13-      Insônia

14-      Estresse emocional

Por outro lado reconhecemos que O Ayurveda é uma filosofia médica oriental que preconiza mudanças individualizadas no estilo de vida de acordo com o diagnóstico do desequilíbrio psico-físico ( Dosha) do paciente. Através desta leitura podemos ter uma indicação de hábitos saudáveis de acordo com a necessidade vigente daquela pessoa que procura o tratamento ayurvedico. Com este objetivo  recomenda-se: dieta individualizada, atividade física moderada, regularidade na  rotina diária, técnicas de desintoxicação (eliminação de toxinas), massagem com óleos vegetais medicados, fortalecimento da mente e equilíbrio das emoções através do desenvolvimento de auto-conhecimento e pratica regular de Yoga e meditação. Todas estas ferramentas terapêuticas orientais levam a uma melhora na qualidade de vida assim como a promoção da saúde física, mental, emocional e social do paciente.

 

 

Alguma dúvida? Deseja marcar uma consulta?

Confira os valores: clique aqui.

Ou entre em contato conosco: clique aqui