A fitoterapia ayurvédica alcança seu clímax na ciência do rejuvenescimento. Visando a renovação do corpo e da mente, o Ayurveda não busca simplesmente a longevidade, mas uma vida de pura consciência e criatividade natural.
Esta abordagem não visa somente a imortalidade física (na qual algum nível de harmonia pode ser possível), mas a imortalidade da mente, a renovação diária das células do cérebro proporcionando uma mente e um coração tão claros na velhice como na infância. Esta ciência é chamada Rasayana.
Rasayana é o que entra (ayana) na essência (rasa). É o que penetra e revitaliza a essência de nosso ser psico-físico.
As Rasayanas reconstroem o corpo-mente, previnem a decadência e retardam o envelhecimento. Podem ajudar até mesmo a inverter o processo de envelhecimento. Elas não agem aumentando a quantidade de células (aumentando o tamanho do corpo), mas aumentam a qualidade das substâncias. Rasayanas apresentam ação sutil, específica e duradoura. Exemplos: cálamo, alho, ginseng, aloe vera, açafrão angelica, alcaçuz, sementes de gergelim.
Outros tipos de plantas, muito relacionadas com Rasayanas, são as Vajikaranas. Um “vaji” é um “cavalo ou garanhão”; assim, estas plantas dão o poder ou vitalidade de um cavalo, particularmente a grande capacidade do cavalo para a atividade sexual. Popularmente são chamados “afrodisíacos”, entretanto eles são muito mais que “filtros amorosos”. As Vajikaranas revigoram o corpo, revigorando os órgãos sexuais.
O sêmen ou tecido reprodutivo (femininos e masculinos) é a essência de todos os tecidos no corpo. Contém o poder para criar a Vida. Isto não só significa a capacidade para trazer uma vida nova, em gerar uma criança, mas também renovar a própria vida da pessoa, devolvendo para nossas células o vigor de mocidade. Aquela mesma energia que cria a vida, dirigi-se para dentro de nós, renovando corpo e mente.
As Vajikaranas podem ser utilizadas para melhorar a vitalidade sexual ou dirigir internamente a energia sexual com objetivo de regeneração. A maioria destas plantas não é afrodisíaca simplesmente porque estimula a atividade sexual por irritação dos órgãos sexuais; muitas são tônicas e de fato criam e dão alimento diretamente aos tecidos reprodutivos. Outras ajudam a promover a transformação criativa de energia sexual para o benefício da corpo-mente. Começando no sistema reprodutivo, estas plantas revigoram o sistema inteiro, da mesma maneira que uma árvore é revigorada a partir das raízes. Elas têm uma ação revitalizante forte no sistema nervoso e na medula óssea e aumentam a energia da mente. Plantas afrodisíacas típicas (Vajikaranas): angelica, asafetida, aspargos, cravo-da-índia, fenogrego, alho, ginseng, hibisco, semente de lótus, cebola (crua), rehmannia, rosa, açafrão, saw palmetto, inhame selvagem.
O Ayurveda também separa as plantas que aumentam a produção de espermatozóides, chamado Shukrala. Estas são substâncias que tonificam e nutrem as secreções reprodutivas, como o sêmen e o leite materno; são Vajikaranas principalmente nutritivas. Ex: angelica, ghee, ginseng, alcaçuz, semente de lótus, cebola (crua), rehmannia, saw palmetto, sementes de gergelim.
- Retiro Vivencial – Saúde Mental através do Ayurveda e do Yoga – São Paulo - April 1, 2024
- AYURVEDA, FILOSOFIA HINDU E MEDITAÇÃO - February 2, 2024
- O AYURVEDA E A MEDITAÇÃO - February 2, 2024