Manda, peya, vilepi e odana são preparados de arroz que são de fácil digestão sendo que diminuem a sua qualidade de leveza nesta ordem, o primeiro deles é o mais leve e o último o menos leve de todos.  São utilizados como terapia de desintoxicação. Pode ser feito com arroz basmati ou arroz integral.

  1. Manda ou água de arroz

 É o melhor dos quatro. Cozinha-se bem uma parte de arroz para 14 partes de água, filtra-se e serve-se liquido com uma pitadinha de trikatu (gengibre seco, pó de pimenta do reino e pimenta longa, na sua ausência pode-se utilizar pimenta dedo de moça em pó), uma opção ao trikatu é o curry (mistura de condimentos).  Este preparado promove o movimento suave de flatos e fezes, remove os Doshas, auxilia a digestão, promove os tecidos, suaviza os canais e poros, induz a sudorese e aumenta o poder digestivo.

2- Peya ou mingau fino de arroz

É feito cozinhando bem uma porção de arroz para 6 porções de água, filtra-se e toma-se o liquido com uma pitada de trikatu ou curry. Este mingau aumenta o fogo digestivo, alivia a fome, sede, fadiga, fraqueza, febre, distúrbios digestórios e melhora a evacuação.

3- Vilepi ou mingau grosso de arroz

 É feito aos cozinhar-se uma parte de arroz para 4 partes de água. Cozinha-se bem e serve-se com uma pitada de trikatu ou curry.

4– Odana ou arroz fervido

  Este é o arroz bem cozido, seco e quente, pode-se acrescentar condimentos como gengibre, pimenta do reino, açafrão ou mesmo curry.

   Em uma dieta para restabelecer o Agni (poder digestório) e auxiliar a eliminação de ama (toxina digestiva) podemos começar com um dia de manda, depois um dia de  peya, continuar com um dia de vilepi e terminar com odana por mais um dia totalizando 4 dias de alimentação para repor o poder digestivo.  No dia seguinte, ou seja, no quinto dia fazemos uma dieta leve com vegetais e arroz basmati com um pouco de condimentos. Estes 5 dias de uma alimentação desintoxicante ajudam a eliminar toxinas digestivas e melhorar a função digestória. Pode ser feito uma vez por mês. Junto com a dieta recomendamos a prática de Yoga e meditação com o objetivo de harmonizar o sistema corpo-mente-emoções.  

Prof. dr. Aderson Moreira da Rocha, médico de família, reumatologista, especialista em acupuntura pela Associação Médica Brasileira e especialista em Ayurveda pela Associação Brasileira de Ayurveda. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pela UERJ e diretor científico da Associação Brasileira de Ayurveda

Contatos: (21) 25373251 ou clinicadeayurveda@gmail.com 

Aderson Moreira da Rocha

Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.

Últimos posts por Aderson Moreira da Rocha (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *