-O que é a medicina ayurveda? Trata-se de uma vertente da medicina que o ocidente conhece ou ela é uma forma de cuidar do corpo independente? Conta um pouco, por favor.

R: O Ayurveda é uma filosofia médica oriental desenvolvida no subcontinente indiano há milhares de anos. Nesta racionalidade médica o corpo físico é formado por 5 elementos: espaço, ar, fogo, água e terra. Estes 5 elementos se expressam na nossa fisiologia através dos Doshas ( humores) Vata ( espaço e ar), Pitta ( fogo e água) e Kapha ( terra e água). Os desequilíbrios dos Doshas que formam o processo de adoecimento.

 

– Quais são os pilares da  medicina ayurveda? Explique por favor.

R; Os textos ayurvédicos descrevem 3 pilares que devem ser harmonizados na vida de todo ser humano: alimentação, sono e sexualidade.  O Ayurveda recomenda uma rotina diária de hábitos saudáveis que irá depender do desequilíbrio da pessoa. A individualização da abordagem terapêutica deve ser realizada por profissional formado em curso de capacitação em Ayurveda.

 

– De que forma a medicina ayurveda consegue promover bem-estar no corpo humano? E como a medicina ayurveda consegue curar doenças?

R; Para o Ayurveda o desequilíbrio dos Doshas é importante no desenvolvimento do processo de adoecimento. Nesta Medicina Indiana faz-se a leitura da pessoa (diagnóstico) através da observação, interrogatório e palpação (exame físico), Após este diagnóstico indica-se a terapêutica individualizada para a desarmonia vigente do paciente.

 

– São todos os tipos de doenças que a medicina ayurveda consegue tratar? Gripes, pneumonia, câncer, depressão… O espectro é amplo ou há limitações para a medicina ayurveda? Explique por favor.

R; Na visão desta filosofia indiana a pessoa é mais importante que o adoecimento. Existe um desequilíbrio corpo-mente que deve ser abordado de forma individualizada. Todas as pessoas podem ser ajudadas pelas ferramentas terapêuticas do Ayurveda. A diferença para a nossa Medicina Ocidental é que o paciente deve ter uma atitude pró-ativa, ou seja, não basta apenas tomar remédios, é necessário um esforço individual para modificar a rotina diária. Podemos afirmar que o Ayurveda é a medicina do estilo de vida.

 

– Vi que a  medicina ayurveda faz uma grande combinação alimentar, de chás e até mesmo de práticas, como a yoga. Queria saber quais são as principais ferramentas da medicina ayurveda para auxiliar o corpo e mente e por que eles são tão eficazes.

R; O Ayurveda é uma racionalidade complexa que apresenta várias ferramentas terapêuticas que devem ser utilizadas de acordo com o diagnóstico do desequilíbrio corpo-mente (distúrbio do Dosha) da pessoa. Na Medicina Indiana utilizamos: rotina diária individualizada (estilo de vida), uso de medicamentos de origem vegetal, mineral e animal, orientação da dieta, oleação e sudação (técnicas que ajudam a equilibrar os Doshas e eliminar toxinas), recomendação de práticas de Yoga e meditação, desintoxicação e bio-purificação.

 

-É possível combinar a medicina ocidental com a medicina ayurveda? Explique por favor.

R; Sim, tratamos muitos pacientes com doenças graves, como câncer, associando as 2 racionalidades médicas. Esta abordagem integrativa melhora a qualidade de vida do paciente.

 

– Ou então: é possível uma pessoa cuidar do corpo apenas com a medicina ayurveda? Explique por favor.

R; Sim, existem pacientes que podem utilizar, apenas, os procedimentos terapêuticos ayurvédicos com ótimos resultados. Nos casos de doenças crônicas, o Ayurveda tem recomendações importantes para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

 

– O tratamento com a medicina ayurveda é mais indicado para que tipo de paciente?

R; Como o Ayurveda enfatiza mais a pessoa que a doença, todos os seres humanos se beneficiam da visão integrativa da Medicina Indiana.

 

– Há contraindicação para a medicina ayurveda?

R; As contraindicações são individuais. Cada caso é um caso e deve ser analisado pelo profissional ayurvédico.

 

– O tratamento com a medicina ayurveda é feito a longo prazo ou consigo ver resultado instantâneos com ele? Explique por favor.

R; O processo do adoecimento é individual, assim como a resposta terapêutica. Muitas vezes o paciente leva vários anos para chegar aquele desequilíbrio corpo-mente ( desarmonia dos Doshas). Isto requer um tratamento mais prolongado. Porem, outros pacientes com, apenas, 30 dias de tratamento já observam uma ótima resposta terapêutica.

 

– Quais são os profissionais aptos para exercerem a medicina ayurveda? Como saber que eu estou com um bom profissional?

R; Os profissionais devem ter uma capacitação adequada em cursos de formação. A Associação Brasileira de Ayurveda promove cursos de formação há 20 anos. No nosso site temos indicação de profissionais que fizeram esta formação: www.ayurveda.org.br

Prof. Dr Aderson Moreira da Rocha

Médico de família, especialista em Ayurveda e Acupuntura e diretor científico da Associação Brasileira de Ayurveda – ABRA. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pela UERJ.

Últimos posts por Aderson Moreira da Rocha (exibir todos)