Visitei a Índia em 1991 quando estive nos ashrams de Paramahansa Yogananda, autor do belíssimo livro Autobiografia de um Iogue, praticando meditação,16 anos depois retorno ao subcontinente indiano com o objetivo de estudar Ayurveda. Hoje a Índia é um país diferente daquele que encontrei no inicio dos anos 90, com mais de 1 bilhão de habitantes, uma economia emergente crescendo 8% ao ano, tornou-se um ícone da era digital e da tecnologia da informação para ao países em desenvolvimento.

Estou na Gujarat Ayurved University, maior centro de ensino e pesquisa da Medicina Ayurvedica do planeta, com o objetivo de passar 4 meses estudando para a minha tese de doutorado no Instituto de Medicina Social da UERJ. Aqui, no enorme campus, existem 6 institutos distintos que fazem parte do complexo universitário com as várias disciplinas relacionadas a tradição Hindu.

O Shri Gulabkunverba Ayurved Mahavidyalaya é uma faculdade de graduação em Ayurveda fundada em 1946 e oferece o B.A.M.S., ou seja, o Bacharelado em Medicina Ayurvedica e Cirurgia que dura 5 anos e meio. Esta escola possui um hospital com 105 leitos para pacientes internados onde todos os tratamentos são feitos com as ferramentas terapêuticas da Medicina Indiana, incluindo os medicamentos produzidos dentro da Universidade.

O Institute of Pos Graduate Teaching and Research in Ayurveda foi fundado em 1956, totalmente financiado pelo governo da Índia, oferece 2 cursos de pós-graduação: o Medical Doctor in Ayurveda com extensão de 3 anos e o PHD ( doutorado em Medicina Ayurvedica) com duração de 2 anos. Cerca e 1200 teses de pós-graduação foram realizadas em 13 especialidades distintas da Medicina Indiana.

Eu me matriculei no Patanjali Institute for Yoga and Naturopathy Education para fazer um curso de Hatha Yoga de 3 meses. Toda manhã praticamos Hatha Yoga e a tarde temos aulas teóricas com o estudo dos textos clássicos da tradição Hindu. Aos sábados as 6:30 da manhã fazemos as Kriyas, purificações com jalaneti e vamana ( limpeza das fossas nasais e vômito terapêutico). Este instituto forma profissionais na área de Yoga e Naturopatia ( terapias naturais) desde 1982, inclusive com curso de pós-graduação para profissionais da área da saúde.

Em 1999 foi fundado o Institute of Ayurvedic Pharmaceutical Science com graduação e mestrado em farmacia Ayurvedica. Neste mesmo ano foi criado o Institute of Ayurvedic Medicinal Plant Science, com o objetivo de fazer pesquisas em Fitoterapia. Este centro de ensino oferece um mestrado em ciência das plantas medicinais com duração de 2 anos para profissionais da área de botânica, farmácia, agricultura e Ayurveda.

Devido ao grande interesse dos estudantes estrangeiros na tradição do Ayurveda, foi criado o International Center for Ayurvedic Studies, onde freqüento as aulas sobre a Medicina Ayurvedica diariamente em inglês indiano ( as vezes literalmente impossível de entender). Este centro de ensino da Medicina Indiana oferece vários cursos, de curta duração, para estrangeiros em língua inglesa. Convido a todos os interessados na tradição Hindu a entrarem no nosso site.

Aderson Moreira da Rocha

Médico de família, reumatologista, acupunturista e especialista em Ayurveda pelo Arya Vaidya Phramacy, tradicional escola de Ayurveda do sul da Índia. Mestre e doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, presidente da Associação Brasileira de Ayurveda e autor do livro “ A Tradição do Ayurveda” pela editora Águia Dourada.

Últimos posts por Aderson Moreira da Rocha (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *