A palavra Yoga em Sânscrito significa união, integração. Ao praticar Yoga com regularidade e correção, você fecha um elo entre seu corpo, mente, emoções e espírito (seu nível de consciência mais elevado).

Como resultado você conquista um corpo forte, flexível, purificado e saudável; um bela postura; uma mente clara; um coração calmo e amoroso; espiritualidade desenvolvida; equilíbrio externo e interno; auto-conhecimento.

Se os benefícios são tantos e tão promissores para todos, a conjugação de Yoga e Ayurveda vem potencializar ainda mais essa integração. A felicidade, bem-estar e vitalidade se tornam ainda mais acessíveis.  Quando você se integra, você se desfragmenta. O homem no mundo moderno sofre e adoece por viver “aos pedaços”, na rotina barulhenta da vida. A desunião de todos os aspectos da vida é a causa do todo o sofrimento.

Há mestres que chegam a definir o Yoga como o aspecto espiritual do Ayurveda, e o Ayurveda como o aspecto terapêutico do Yoga, tão profunda a conexão existente.

Do ponto de vista do Ayurveda, cada indivíduo é único e traz em si um potencial de auto-cura. Foca o tratamento levando em conta o respeito à essa individualidade, que gera necessidades particulares para cada ser. O paciente recebe orientação para uso das ervas mais apropriadas, dieta, rotina e hábitos de vida, meditação, proteção térmica, etc.

Ora, olhando deste modo, se cada pessoa tem um humor biológico próprio ( Dosha ) que lhe permeia e determina o tempo todo, porque não se observa isso também na prática de Yoga? E, possuindo também o Yoga instrumentos para trabalhar no auto-conhecimento e na eliminação das disfunções do praticante provocadas pelo desequilíbrio dos Doshas, fica clara a adequação de se integrar as duas abordagens na obtenção do equilíbrio físico e mental. O resultado são práticas muito mais eficientes no caminho do bem-estar e da cura.

Como ficaria isso na prática?

  • Paciente PITTA: se beneficiará com uma prática restaurativa com asanas introspectivos, pranayamas refrescantes, mantras entoados de modo doce e suave, comando de aula tranqüilo, mas dinâmico.
  • Paciente VATA: se beneficiará com uma prática suave, asanas equilibrantes, pranayamas que geram harmonia, mantras entoados de modo doce e suave, comando de aula tranqüilo, tom de voz baixo.
  • Paciente KAPHA: se beneficiará com uma prática mais vigorosa, com asanas revitalizantes, pranayamas energizantes, mantas entoados de modo firme, comando de aula estimulante, tom de voz bem pontuado.

A prática Yóguica sob um perspectiva Ayurveda abre uma nova dimensão não só no campo da saúde, mas também na compreensão do comportamento do ponto de vista energético e emocional.

Dessa maneira, ligações profundas podem ser resgatadas, libertando de todo sofrimento, inclusive físico ( doenças ). As doenças tem raízes emocionais, pois são mensageiras daquilo que o ser interior gerou para si.

Como as aulas de Ayurveda Yoga são recentes entre nós, ainda ocorrem apenas em atendimentos individuais, geralmente na residência do paciente, duas vezes por semana. Mas esse fator limitador acaba resultando num trunfo, já que o professor passa a freqüentar a casa do aluno, estreitando vínculo, oferecendo apoio, conhecendo um pouco a rotina e os hábitos domésticos da pessoa, possibilitando um feedback ao médico, que em geral só está com o paciente uma vez ao mês. O foco do paciente, que recai sobre aquele profissional e muitas vezes gera uma dependência ansiosa sobre sua cura, acaba se diluindo quando dividido com o instrutor, com quem tem contato mais constante. E com a convivência ganha-se um reforço na persuasão quanto à mudança de hábitos e observância das recomendações do tratamento.

Não há como não perceber Yoga e Ayurveda como aliados que se complementam, atuando como pilares que unidos dão sustentação rumo à plenitude física, mental, emocional e espiritual do ser humano.

 

Últimos posts por Rebeca Markus (exibir todos)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *